Comunicação, Cultura, Educação e Território – Projeto Encontro de saberes na preservação e valorização do território da Chapada do Araripe
O objetivo geral é promover articulações entre comunicação, cultura, educação e território como eixos indissociáveis do desenvolvimento local sustentável e de preservação do patrimônio material e imaterial da Chapada do Araripe. Entendemos o território como um lugar através do qual se organizam relações sociais, culturais, educacionais, ambientais e políticas, sendo por excelência um espaço de trocas de saberes e de múltiplas aprendizagens.
A Chapada do Araripe está no processo de reconhecimento, por parte da Unesco, como Patrimônio Mundial. É a primeira vez que um bem misto – natural e cultural – da região Nordeste integra a lista e pode se tornar Patrimônio da Humanidade. A intenção é que os agentes UFC Comunicação, Cultura, Educação e Território atuem no território, de modo articulado com as comunidades de saberes (Crianças e adolescentes que atuam nos laboratórios de rádio, tv, gibiteca, biblioteca e arqueologia social inclusiva da Fundação Casa Grande Memorial do Kariri; Mestres da Cultura Popular e integrantes da Rede de Museus Orgânicos situados na Chapada do Araripe; Mães e familiares das crianças da Fundação Casa Grande Memorial do Homem Kariri; Brincantes dos grupos de tradição popular da Chapada do Araripe; Rezadeiras e mezinheiras da Chapada do Araripe) com vistas a contribuir com a titulação da Chapada do Araripe como Patrimônio da Humanidade.
Assim, os agentes UFC atuarão para capacitar a comunidade para atuar na educação, preservação e gestão do patrimônio cultural e ambiental de sítios arqueológicos; atuarão na produção de materiais multimidiáticos de educação patrimonial e atuarão na organização de um acervo de lendas e de história oral da região, e também na concepção e manutenção da infra-estrutura de visitação ao patrimônio entre outras ações.
