Área do cabeçalho
gov.br
Portal da UFC Acesso a informação da UFC Ouvidoria Conteúdo disponível em:Português
Brasão da Universidade Federal do Ceará

Universidade Federal do Ceará
Pró-Reitoria de Extensão

Área do conteúdo

Extensionista, leve sua ação para o UFC de Portas Abertas

Data da publicação: 22 de agosto de 2025 Categoria: Notícias

 

A Pró-reitoria de Extensão (PREX), em parceria com a Pró-reitoria de Cultura (PROCULT), convida extensionistas para participação no UFC de Portas Abertas.

 

A participação garantirá declaração de participação que poderá ser utilizada pelos discentes para atividade complementar ou na creditação para a extensão curricular de acordo com suas necessidades. A declaração será de 16 horas, pela presença no evento e a preparação das atividades.

 

Na participação, o/a discente deverá informar seu nome, título da ação e matrícula para que possamos fazer a declaração. Para participar das atividades de setembro, os interessados deverão indicar até sexta-feira, dia 29/08.

 

A equipe da PROCULT entrará em contato para orientar sobre sua participação.

Para participar, veja as orientações e preencha este formulário: https://forms.gle/XZd1dBu9b2DcZDct5

A participação será no formato de atendimento, ação educativa, interação e feira por exemplo.

• O importante é que a atividade seja interativa, de modo que promova o diálogo entre Universidade e Sociedade.
• Caso seja necessário material de apoio, como mesas e cadeiras, informe no campo correspondente. No entanto, não há garantia de fornecimento desses materiais.

Saiba mais sobre o UFC de Portas Abertas.

É uma ação da Pró‑Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Ceará (PROCULT UFC) que busca aproximar a universidade da sociedade. Mais que visitas, oferece uma experiência cultural imersiva na produção acadêmica e artística da UFC, com atividades abertas ao público e gratuitas.

➥ Frequência e locais

O evento ocorre uma vez por mês, geralmente nas manhãs de sábado, entre 9h e 13h.
A programação se distribui por diversos equipamentos culturais e a Reitoria, incluindo:

• Casa de José de Alencar
• Casa Amarela Eusélio Oliveira
• Museu de Arte da UFC (MAUC)
• Memorial da UFC
• Seara da Ciência
• Rádio Universitária FM
• Espaço Cultural Bergson Gurjão Farias

➥ Objetivos centrais

Integração universidade‑sociedade: Estreitar vínculos, permitindo que a comunidade externa conheça as iniciativas acadêmicas e culturais.
Visibilidade de talentos: Mostrar criações dos estudantes, professores, técnicos e artistas vinculados à UFC nestes variados formatos e espaços.
Inclusão e diversidade: Eventos pensados para todas as idades e interesses, com atividades artísticas, científicas, musicais, gastronômicas e lúdicas.

➥ Exemplos recentes de edições

1ª edição – 5 de abril de 2025: sessões de cineclube infantil, oficinas fotográficas com celular, exposições de artistas como Sérgio Lima, apresentações musicais na Seara da Ciência, rodas de capoeira e atividades ao ar livre nos jardins da Reitoria.
2ª edição – 10 de maio de 2025: atividades similares incorporadas, com retorno da Feira do Zé na Casa José de Alencar e programação musical e artística nos demais espaços.
3ª edição – 14 de junho de 2025: ação ampliada com feira agroecológica, cineclube, contação de história seguida de atividades artísticas, visita mediada ao Memorial, sessão de desenho com modelo vivo, programação ao vivo na rádio, Ciência, Arte & Família na Seara da Ciência, e atividades infantis na Casa de José de Alencar.
4ª edição – 5 de julho de 2025: destaques incluem contação de histórias antirracistas, oficina de cozinha vegana, biodança, recreação infantil, shows de ciências, quizzes com brindes, além de serviços públicos como o Caminhão do Cidadão. Programação musical embalada por MPB animou o dia.

Logotipo da Superintendência de Tecnologia da Informação
Acessar Ir para o topo