Como Curricularizar a Extensão?
Além da curricularização por meio dos componentes curriculares com destinação de carga horária de extensão (Extensão disciplinar), há duas maneiras de curricularizar ações de extensão:
(1) Projetos e Programas podem ser creditados pela PREX, curricularizáveis como UCEE, e
(2) por meio de Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS).
➦ Consulte o documento orientativo com o passo a passo, detalhando os procedimentos para ambas as opções.
➦ Para curricularizar a Extensão por meio de Projetos e Programa, consulte o formulário específico.
➦ Para curricularizar a Extensão por meio de cadastro de ACCS, consulte o formulário.
➦ Clique AQUI para consultar os fluxos de cada processo.
A propositura de ACCS deve surgir a partir da identificação de uma demanda social e do estabelecimento de parcerias com Comunidade(s) de Saberes.
As Comunidades de Saberes são grupos ou coletivos externos à universidade que colaboram com a UFC nas atividades de extensão, oferecendo conhecimentos diversos e promovendo a troca de saberes entre academia e sociedade.
Os coordenadores das ACCS devem entrar em contato com as comunidades e estabelecer parcerias que respeitem as Diretrizes da Extensão, especialmente a interação dialógica, a interdisciplinaridade e o impacto social. Essas parcerias devem ser registradas no planejamento da ACCS para serem acompanhadas pela PREX.
A ACCS pode ser cadastrada a qualquer momento. Porém, para concorrer em editais específicos, é necessário estar atento ao cronograma de submissão de cada semestre. Os editais são divulgados no site da PREX. Para consultar os últimos editais clique aqui.
Para cadastrar uma ACCS, siga as instruções disponíveis nesta seção
➦ Cadastrar ACCS
Para conhecer mais conceitos e diretrizes da Extensão, consulte esta seção
➦ Conceitos importantes
Também está disponível o Glossário: Fundamentos da Extensão, que aborda os principais termos, vocábulos, expressões e siglas definidos e explicados no contexto da extensão universitária.
Não. De acordo com a Resolução nº 28/CEPE/2017, a Resolução nº 09/CEPE/2024 e suas alterações, somente Programas e Projetos são curricularizáveis, por meio de UCEE, ou das ACCS.
No entanto, caso o curso, evento ou prestação de serviço tenha caráter formativo e contemple as diretrizes da extensão universitária, é necessário cadastrar uma ACCS que alinhe as diretrizes da extensão e da formação. Dessa forma, a atividade será estruturada como parte de um processo contínuo, interdisciplinar e com impacto social, evidenciando que não se trata de uma ação pontual ou restrita a uma área específica.
Nesse casos, segue-se o fluxo de cadastro de ACCS descrito no documento orientativo com o passo a passo detalhado.
Para cadastrar uma ACCS, siga as instruções também disponíveis nesta seção
➦ Cadastrar ACCS