Agentes urbanos – A comunidade como agente de planificação urbana
A proposta de projeto Agentes urbanos – A comunidade como agente de planificação urbana, desenvolvido no âmbito do Curso de Arquitetura e Urbanismo do Departamento de Arquitetura e Urbanismo e Design-UFC tem como macro objetivo contribuir para intensificar o encontro da Universidade com as diversas comunidades de saberes, e assim integrar o conhecimento construído pelas comunidades mais periféricas, normalmente considerados como “informais”, com a planificação urbana “formal”. É, portanto, um projeto que procura criar pontes de diálogo entre saberes diferentes e diferenciados em prol de uma planificação urbana mais humanizada, mais próxima das pessoas e do cotidiano.
Para construir um diálogo mais dinâmicos e profícuo com as comunidades o Projeto procurará explorar todos em meios de comunicação e de expressão, artísticos e não, além de troca de saberes, práticos e teóricos, científicos e empíricos, procurando sinergias e envolvimentos de saberes diferenciados seja no âmbito da UFC seja externo.
O Projeto também não opera sozinho, mas atua com parceiros institucionais como a IPLANTFOR, órgão da Prefeitura responsável pelo planejamento da cidade, assim como outras ações do mesmo Edital, programas de extensão da UFC, comunidades, OSCs, entre outros. Outro Objetivo declarado é proporcionar aos discentes envolvidos a oportunidades de trabalhar em contextos reais, interagindo com diferentes áreas de conhecimento e atuação, visando a formação dialógica e interdisciplinar da pessoa.