PREX/CACE recebem extensionistas para debater sobre as Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS)

Data de publicação: 13 de agosto de 2024. Categoria: Eventos, Notícias da Prex, Projetos de Extensão

Imagem: Equipes das ACCS e da CACE/PREX (Foto: Thiago Sales CBCE/PREX)

A Pró-Reitoria de Extensão da UFC, por meio da Coordenadoria de Ações Curriculares de Extensão (CACE), promoveu o 2º Seminário das Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS) no dia 13 de agosto de 2024, no Auditório José Albano, no Centro de Humanidades.       O evento teve como objetivo ambientar e discutir o processo de criação e implementação das ACCS após o período de greve.

A profa. Bernadete Porto, Pró-reitora de Extensão, iniciou o seminário com uma potente fala sobre a ousadia de ser extensionista e de lutar pela extensão, agradecendo a quem acredita na transformação epistemológica lógica do ensino pela extensão, possibilitando criação de metodologias e processos avaliativos menos reprodutores e arbitrários. Na sequência, a coordenadora da CACE, Aline Viana, orientou Agentes UFC de Extensão, bolsistas, coordenadores(as), colaboradores(as) de ACCS e extensionistas de projetos e programas, acerca da retomada das atividades, do preenchimento de documentos que auxiliam na gestão das ACCS e na creditação de carga horária discente. Discutiu-se, ainda, a forma de avaliação e do acompanhamento das atividades das ACCS, sobre sua participação nos Encontros Universitários e sobre o financiamento das ACCS pelo PROEXTPG.

Os presentes participaram ativamente, demonstrando entusiasmo na defesa da educação pela via da efetiva integração da extensão ao ensino e à pesquisa na formação discente. Contribuíram, ainda, com sugestões para maior divulgação das ACCS na UFC a fim de contar com maior participação de agentes e servidores docentes e técnicos colaboradores nas atividades, destacando, também, a importância de que as ACCS façam parte dos documentos de progressão e carga horária como forma de motivação e reconhecimento aos extensionistas.

A PREX/CACE reforçou agradecimentos pela presença e pela dedicação à extensão universitária e se coloca à disposição para eventuais dúvidas e orientação para a proposição de ACCS por meio do WhatsApp +55 85 9163-5577  e-mail: cace@prex.ufc.br.

*Veja os registros do evento no Flickr da PREX.

**Veja também o arquivo da apresentação do  2º seminário com as Ações Curriculares em Comunidades de Saberes (ACCS).