11ª edição do ‘Conhecendo a Extensão da UFC’ prestigia o ‘5º Brincar na UFC’

Data de publicação: 4 de maio de 2015. Categoria: Eventos, Notícias, Notícias da Prex, Projeto 'Conhecendo a Extensão da UFC', Projetos de Extensão

O Brincar na UFC: um Direito de Todos

“O Brincar na UFC: um Direito de Todos” é um evento comemorativo do Dia Internacional do Brincar. Esta atividade consiste na realização de um grande festival lúdico na Casa de José de Alencar e no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES).

A ideia desse dia partiu da International Toy Library Association (Itla). O mês de maio tem sido consagrado à comemoração lúdica e à valorização do brincar em diferentes países do mundo, inclusive no Brasil. O ‘brincar’ é um direito básico da criança, seguindo os objetivos da Declaração Universal dos Direitos da Criança, lançada em 1959 pela Organização das Nações Unidas (Onu).

Esse evento visa destacar o valor central do brincar na infância, o que é em si uma forma de relacionamento da criança consigo mesma, com os outros e com seu ambiente. Brincar – principalmente nos espaços públicos – favorece o multiculturalismo, a diversidade, a inclusão, a sociabilidade e enriquece o universo informacional infantil. O brincar, em suas diferentes formas, certamente desempenha papel essencial na construção das relações pacíficas, contribuindo positivamente para o desenvolvimento humano pelas diferentes formas como se apresenta: jogos tradicionais mais simples ou mais sofisticados, jogos de construção, jogos de faz de conta, jogos cooperativos ou competitivos, jogos e brinquedos educativos e nas diferentes brincadeiras. Enfim, nas mais variadas manifestações culturais e até mesmo na elaboração dos materiais lúdicos – sejam eles estruturados ou não estruturados.

Apesar de constituírem um avanço, as atividades lúdicas e culturais, do brincar livre e do brincar pelo prazer de brincar ainda não têm a devida importância dos diferentes atores que compõem o cenário brasileiro. É propósito deste evento ser uma referência para as universidades, escolas, prefeituras, famílias e a comunidade como um todo. E, principalmente, que seja visto como um dia de descoberta, fantasia, aprendizagem, inclusão, cidadania, interações e ludicidade. Com certeza, uma criança que brinca é uma criança feliz. Porque brincar é um direito.

A Pró-reitoria de Extensão a UFC, o Instituto de Educação Física e Esportes-IEFES e o Programa de Extensão Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula) uniram esforços para a promoção desse evento.

5º Brincar na UFC

COMO PARTICIPAR?
Os interessados devem se inscrever através do formulário online indicado mais abaixo.

OBSERVAÇÕES:

1) No dia do passeio, não esquecer de portar uma garrafa de água, para hidratação pessoal.

2) Convém escolher vestimenta e calçado bem confortáveis (camiseta, shorts, bermuda, tênis etc.).

3) Tendo em vista a duração total de cerca de 4 horas dessa visita (incluindo os trajetos de ida e volta dos que irão no ônibus somados à visita em si), recomenda-se aos participantes trazerem algum lanche rápido (frutas, barras de cereais etc.) que possa ser facilmente degustado no andamento do passeio.

O Projeto de Extensão ‘Conhecendo a Extensão da UFC’ visa promover passeios gratuitos e monitorados, voltados à comunidade acadêmica, com o objetivo de divulgar o patrimônio arquitetônico, artístico, cultural e científico da UFC nos campi de Fortaleza. Diferentemente de outras visitas guiadas de caráter turístico existente nesta Capital, os roteiros do projeto apresentam sólido conteúdo elaborado com apoio de docentes e técnicos da própria Universidade.
RESUMO:
Evento: 5º BRINCAR NA UFC
Local 1: Casa de José de Alencar
Av. Washington Soares, 6055
              José de Alencar  60830-641  Fortaleza/CE

Local 2: Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES)
Av. Mister Hull, Parque Esportivo – Bloco 320
              Campus do Pici  60455-760  Fortaleza/CE

Data: 30 de maio de 2015

Horário da saída do ônibus para a Casa de José de Alencar: 8 horas
Ponto de encontro: Museu de Arte da Univ. Federal do Ceará (MAUC)
Av. da Universidade, 2854 – Benfica

Inscrições: preenchimento do FORMULÁRIO ON-LINE (clique nesse link)

* O formulário on-line tem 5 breves etapas. Nas duas primeiras, ao final do preenchimento, deve-se clicar o botão ‘Continuar’. Na terceira e última etapa, após o preencimento do campos solicitados, deve-se clicar o botão ‘Enviar’. Caso o formulário eletrônico não apareça de imediato, tecle F5 para atualizar a página. Se ainda persisitir o problema, entre em contato pelo e-mail conhecendoaufc@gmail.com, a fim de realizar a inscrição.

Contato: (85) 3366-7463 / conhecendoaufc@gmail.com
Fanpage: www.facebook.com/conhecendoaufc
Informações e registro das visitas anteriores: postagem Proj. Conhecendo a Extensão
Fonte: Pró-reitoria de Extensão da UFC e Prof. Marcos Teodorico Pinheiro de Almeida, Coordenador do Programa de Extensão Centro de Estudo sobre Ludicidade e Lazer (Celula), Coordenador do Laboratório de Brinquedos e Jogos (Labrinjo), Coordenador do Museu da Infância e do Brinquedo (Mib) e Coordenador da Brinquedoteca de Pesquisa e Lazer